Em todos os momentos de tua vida, tomas decisões, umas mais simples outras mais complexas.

Toda a decisão gera uma resposta, um resultado, uma aprendizagem, seja um resultado positivo ou menos positivo.

Será importante definires o teu caminho, ou seja, saberes onde queres chegar, ou para onde queremos ir. Se não sabes qual o teu caminho, significa que qualquer caminho serve. De acordo com esta perspetiva, a vida vai guiar-te para o que as outras pessoas escolhem para ti, ou que tu escolhes de acordo com a opinião dos outros e não de acordo o que realmente é importante para ti.

O dilema em não saber o que escolher, vai conduzir-te à inércia e acabas por perder oportunidades, o que pode gerar arrependimentos, sofrimento, tristeza, raiva, angústia ou até mesmo mais dúvidas.

Deixamos-te algumas dicas, para tomares decisões mais assertivas na tua vida:

  • Compreende o problema que estás a enfrentar, evitando que as tuas emoções influenciem as tuas escolhas, encontra a solução mais adequada e decide.
  • Analisa os últimos acontecimentos e não procedas de forma precipitada, por maior que seja a pressão que o tempo exerça, ele não te pode levar para o caminho errado.
  • Na hora de tomar as tuas decisões, usa todo o teu potencial e criatividade para propor diversas possibilidades e caminhos. Tens de perceber os obstáculos a serem enfrentados futuramente e propor soluções que sejam saudáveis a curto, médio e longo prazo.
  • Antes de tomares qualquer tipo de decisão, percebe quais são as tua capacidades, aproveitando todo o teu potencial, conhecimento e experiências para futuras decisões.
  • Planeia as consequências que podem surgir após a tomada de decisão.
  • O fato de planeares não significa que tudo vá acontecer exatamente como previas. Por mais poder de decisão que tenhas, muitas coisas não estão no teu controle.
  • Ignora o medo das consequências. Se antes de decidires, analisaste, estudaste as possibilidades e te preparaste para as consequências, não há do que teres medo.
  • Sê firme nas tuas decisões, não voltes atrás, porque alguém não acredita na tua capacidade ou acha que não é uma boa ideia.

Na eventualidade de poderes sentir algum tipo de dificuldade na construção deste caminho, contata-nos temos sempre uma solução assertiva para ti.

Com amor,
A Equipa Be Free to Fly.