Provavelmente um dos teus sonhos enquanto desportista é tornares-te na melhor jogadora da tua equipa, a melhor jogadora em Portugal, a melhor jogadora internacional, do mundo, uma verdadeira referência no desporto feminino.

É isso que pretendes para ti?

Se a tua resposta for positiva, então queremos que saibas que este cenário pode tornar-se na tua realidade.

Mas, para que este cenário se torne efetivamente real e faça parte da tua vida, tens de querer muito isto, tens de ter muita garra, determinação, foco, disciplina, motivação, dedicação, empenho, trabalho físico e mental.

Já pensaste que o que distingue uma jogadora de sucesso, não são apenas as suas capacidades físicas?

Porque achas que determinadas atletas falham em competições importantes?

O que pensas quando vês atletas que têm todas as condições físicas ideais reunidas, mas não se tornam atletas de alto nível?

Porque achas que existem atletas que demonstram grande consistência competitiva e outras com o mesmo nível são inconsistentes?

Um dos fatores que influencia o teu rendimento enquanto atleta é a motivação. O teu treinador físico trabalha o teu físico e faz para te manter motivada, mas a motivação é algo intrínseco, vem de dentro, é criado na tua mente e está estreitamente ligada ao teu amor próprio, à tua autoestima, à tua autoimagem, à tua autoconfiança. Se pretendes melhores resultados, tens de investir no treino mental, ou seja, na tua motivação, na tua autoestima, na tua autoconfiança.

Os verdadeiros campeões treinam corpo e mente em simultâneo. Aprendem a trabalhar da melhor forma o seu corpo, mas também aprendem a ter capacidade de se motivar, criar, visualizar, focar, disciplinar, acreditar e persistir.

Queres desenvolver as tuas capacidades mentais?

Deixamos aqui algumas dicas.

Percebe a importância de quereres alcançar o teu objetivo

Quão importante é par ti alcançares esse objetivo?

Quais as razões pelas quais queres isso para ti?

Tudo o que estás a fazer é uma escolha tua?

Ama aquilo que fazes

Encontra motivação e amor na tua rotina diária de treinos e encara-os com prazer, satisfação e divertimento.

Visualiza-te a alcançar a vitória, o sucesso

Sentada ou deitada, coloca-te numa posição confortável, fecha os olhos, concentra-te na tua respiração, relaxa e imagina-te a alcançar a vitória, cria todo o cenário à tua volta. Vê, sente, como se estivesses a viver esse momento. Ao sentires-te vitoriosa, campeã, passarás a agir como uma verdadeira vencedora.

Avalia e reconhece o teu progresso

Reflete sobre o que fizeste hoje de positivo para te aproximares do teu objetivo;

Reconhece as tuas pequenas conquistas diárias;

Agradece pela evolução que estás a fazer;

Sente que estás cada vez mais próxima da tua meta.

Sê otimista

Sê otimista, positiva e acredita que coisas boas estão a vir ao teu encontro.

Não te compares com as outras jogadoras

Foca-te em ti própria, dá o teu melhor, a tua performance depende unicamente de ti. Não compares os teus resultados com o das outras jogadoras. Pensa como tu podes vencer o jogo e observa a tua própria evolução.

Encontra o teu suporte

Os grandes atletas conquistam o sucesso com a ajuda do treinador físico, fisioterapeuta, nutricionista, treinador mental. Todo esse suporte vai manter-te no teu caminho em direção ao sucesso.

Alcança os teus objetivos passo a passo

Dá pequenos passos, realiza pequenas conquistas até alcançares o grande objetivo. Foca-te em cada treino, em cada jogo.

Prepara tua mente para o desafio do jogo

Pensa positivo, acredita que vais conseguir dar o teu melhor, mantem-te calma e focada na tua estratégia durante todo o jogo.

Com amor,

Equipa Be Free to Fly