O ENEAGRAMA é um instrumento milenar de autoconhecimento, composto por um círculo, um triângulo e uma hexade. É uma figura geométrica de nove pontas que funciona como um símbolo processual. Pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo, uma vez que na sua lógica, o fim é sempre o início de um novo ciclo.

Esta ferramenta poderosa a nível individual fornece autoconhecimento e desenvolvimento pessoal; em trabalho de equipa empresarial ou desportiva melhorara o grau de entendimento, relacionamento, favorecendo uma maior e melhor comunicação, espírito de grupo e de união.

O Eneagrama mapeia nove perfis de personalidadeperfeccionista; prestativo; bem-sucedido; romântico; observador; precavido; entusiasta; controlador; pacificador, que se ajusta a diferentes níveis de consciência, levando frequentemente as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível inédito.

Esta ferramenta aplica-se transversalmente, aumentando a retenção e o impacto na mudança, estudando estratégias individuais e de interação de cada indivíduo.

O Eneagrama atribui três centro de inteligência. Cada centro composto por três perfis de personalidade. O centro de inteligência emocional – sentimento, mental – pensamento e o instintivo – ação.

Embora a personalidade da pessoa seja composta por cada um destes centros de inteligência, há sempre um mais dominante e tendencioso em detrimento dos outros. Essas energias, forma como a pessoa perceciona o mundo e interage com ele, em algumas situações, esses centros de inteligência, causam desequilíbrios internos. A energia da pessoa está muito no corpo – instinto, na cabeça – mentais ou no coração – emocionais. É importante haver um equilíbrio destes centros de inteligência, o terapeuta ajuda nesse sentido.

Para que serve
o Eneagrama?

Através do Eneagrama, nós enquanto terapeuta compreendemos a maneira como as pessoas se organizam. É uma ferramenta muito útil para a pessoa conhecer as suas pré-disposições no agir, no relacionamento com os outros e com o mundo e com algum treino conseguirá perceber a reação das pessoas em função das circunstâncias existentes.

Todas as pessoas têm o mesmo tipo de Eneagrama?

Quando no Eneagrama, se verifica que a pessoa tem um padrão de comportamento, refere-se ao conjunto de ações, pensamentos e sentimentos apegados a uma emoção predominante. Conjunto esse que é muito pessoal, dinâmico e singular. Mesmo assim, a referência é a emoção que sustenta esse conjunto, chamada de vício emocional.



Utilizar o Eneagrama dos vícios emocionais permite-nos reconhecer como cada uma das nove emoções está presente na vida do paciente e, consequentemente, qual é a mais presente e predominante. Através deste trabalho o paciente reconhece que, mesmo agindo de maneira diferente a cada situação e descobrindo coisas em si de cada um dos nove padrões, existe uma motivação básica tão inconsciente quanto constante. Cada fase está envolvida num conjunto de emoções e existe uma como predominante.

Se tens curiosidade em perceber qual o teu perfil de personalidade, então esta terapia é para ti.

CONTATA-NOS PARA AGENDAR A TUA CONSULTA.